Custo de vida em Santa Maria

Inflação começa a perder força

Marcelo Martins e Mariana Fontana

"

O primeiro semestre de 2016 foi um pouco melhor do que o mesmo período do ano passado para a economia santa-mariense, o que dá sinais de uma sensível melhora. Porém, economistas divergem quanto ao próximo semestre.

Preço do litro do leite varia em até R$ 0,81 em diferentes mercados de Santa Maria

Obviamente, as definições no cenário político irão influenciar a inflação local e nacional. Uma certeza é que o resultado deve ser maior do que o teto da meta, que pode variar de 4,5% a 6,5%. No último mês, a inflação desacelerou em Santa Maria, de acordo com a pesquisa do Laboratório de Práticas Econômicas (Lape) do Cento Universitário Franciscano (Unifra). Conforme o boletim, a variação do Índice do Custo de Vida em Santa Maria (ICVSM) foi de 0,58% em junho. Assim o acumulado em 2016 chega a 5,67%, menor do que o registrado nos seis primeiros meses de 2015. O acumulado dos últimos 12 meses está em 9,85%.No país, a inflação também perdeu força em junho e atingiu 0,35%, menor taxa desde agosto de 2015. Nos 12 meses encerrados em junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 8,84%.

Leia todas as notícias sobre o Custo de Vida de Santa Maria

Conforme o ICVSM, o grupo alimentação foi o que mais pesou durante o último mês (veja ao lado). De acordo com o economista e coordenador do ICVSM, Mateus Frozza, essa queda quase não é percebida pelos consumidores, uma vez que os preços dos alimentos, um dos itens que mais pesa no bolso, continuam subindo mês a mês.

Conforme Frozza, a tendência é que, até o final do ano, a inflação extrapole a meta. Entre os fatores, estão novos reajustes e o cenário político. Apesar disso, o economista é otimista e acredita que a inflação não supere a de 2015, quando chegou ao recorde de 10,51% em Santa Maria.

– Hoje, diria que não chegaremos aos números do ano passado, em função do câmbio, que está depreciando, tem uma confiança voltando ao mercado, os indicadores estão melhorando e temos um reflexo na safra do agronegócio que está positiva. Temos um certo otimismo, mas que pode ter uma reviravolta em outubro – projeta o economista.

Já para o professor de Economia da UFSM Anderson Denardin o pessimismo e a desconfiança ainda devem se manter enquanto persistir a indefinição em torno do comando do país:

– A capacidade de investimento ainda não voltou. Se ela (Dilma) voltar, os possíveis investimentos devem ficar mesmo suspensos.

Veja a variação da inflação local:

Foto: Izaur Monteiro / Arte DSM
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Após demissão, mulher com HIV é indenizada em Santa Maria

Próximo

Preço do litro do leite varia em até R$ 0,81 em diferentes mercados de Santa Maria

Economia